Preocupar-se é bom quando te estimula a resolver um problema. Mas se você se preocupa com "o que os "se (s), a preocupação se torna um problema. Eternas dúvidas e medos podem causar sérios problemas. Podem minar a energia emocional, aumentar os níveis de ansiedade, e atrapalhar a vida diária. No entanto, mesmo que a preocupação se torne cônica, tranformando-se num hábito mental, este hábito pode ser mudado.
Você precisa treinar seu cérebro para manter a calma e olhar a vida de uma perspectiva mais positiva. Veja se as 6 dicas que seguem são de ajuda:
Dica # 1: Crie um período diário para se preocupar
Criar um "período de preocupação." Escolha um tempo definido e um lugar para se preocupar. Deve ser o mesmo todos os dias uns 20 minutos, por exemplo, mas não na hora de dormir. Durante seu período de preocupação, você se preocupar com o que está em sua mente. O resto do dia, no entanto, deve ser livre de preocupações.
Dica# 2: Pergunte-se se o problema é solucionável.
Preocupar-se e resolver um problema são coisas bem diferentes.
Dica 3#: Aceite as incertezas.
Se você não tolerar as incertezas não conseguir diminuir a ansiedade e preocupação. O que acontece é que preocupados crônicos não não aceitam ficar com dúvidas ou imprevisibilidade. Acham que precisam saber com 100 por cento de certeza o que vai acontecer. Desta forma preocupar-se é visto como uma maneira de prever o que o futuro e o meio de evitar surpresas desagradáveis e controlar o resultado. O problema é que isto não funciona.
Dica # 4: Desafio pensamentos ansiosos
Se você sofre de ansiedade crônica, você vê o mundo parecer mais perigoso do que realmente é. Por exemplo, você pode aumentar a possibilidade de que as coisas vão sair mal, e passa a tratar todos os pensamentos negativos como se fosse um fato. Pode também desacreditar sua capacidade de lidar com os problemas da vida, supondo que você vai desmoronar diante do primeiro sinal de problemas. Estas atitudes irracionais, pessimistas são conhecidas como distorções cognitivas.
Dica # 5: Pratique a atenção no presente
A preocupar geralmente é focada no futuro, sobre o que poderia acontecer e o que você vai fazer sobre isso. Foque-se no presente. Deixe acontecer.
Dica # 6: Esteja ciente de que outros podem afetá-lo.
A maneira como você se sente é afetada pelas suas companhias. Estudos mostram que as emoções são contagiosas. Nós rapidamente "pegamos" o humor de outras pessoas, mesmo de estranhos que nunca falam uma palavra (por exemplo, a mulher aterrorizada sentada ao seu lado no avião, o homem fumante na fila do caixa). As pessoas com quem você passa muito tempo com ter um impacto ainda maior sobre o seu estado mental.
- Passe menos tempo possível com pessoas que o torna ansioso.
- Escolha muito bem seus confidentes
Comentários