Fonte da imagem: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_17894032254266889.jpg
Um estudo descobriu uma forte correlação entre baixos indices de vitamina D no sangue e os níveis de diabetes tipo 1.Os pesquisadores examinaram amostras de sangue congeladas tomadas entre 2002 e 2008, de 1.000 militares da ativa. Todos eles mais tarde desenvolveram diabetes tipo 1. Eles compararam cada amostra com a de uma pessoa saudável da mesma idade e sexocoletada entre dois dias da mesma data, e em seguida, acompanharam os casos até 2011. Os resultados aparecem na edição de dezembro da revista Diabetologia.
Em comparação com aqueles que tinham níveis de vitamina D acima de 40 nanogramas por mililitro de sangue, os com leituras de 17 nanogramas ou menos tiveram mais de três vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 1 - descobriram os pesquisadores. Militares com leituras entre 17 e 23 nanogramas eram mais do que duas vezes propensos a desenvolver a doença. Não houve diferença significativa entre aqueles com leituras de 24 a 40 nanogramas e aqueles com níveis mais altos do que 40.
O estudo não é um estudo randomizado, e o achado é uma associação que não prova causa. Ainda assim, um dos autores, Cedric Garland F., professor de família e medicina preventiva da Universidade da Califórnia, em San Diego, disse que a diabetes tipo 1 "tem todas as características dos tipos de doenças - raquitismo , escorbuto, pelagra - que podemos evitar com suplementos vitamínicos. "
Fonte: http://well.blogs.nytimes.com/2012/11/26/low-vitamin-d-level-tied-to-type-1-diabetes/
Comentários