Cirurgiões exortados a evitar transfusões. Isto ajuda pacientes Testemunhas de Jeová a se recuperar mais rápido
CIRURGIÕES estão sendo exortados a cortar o uso de transfusões de sangue, com especialistas dizendo que o considerado procedimento salva-vidas é arriscado e está sendo usada desnecessariamente.
Taxas de uso de transfusão de sangue diferem notavelmente entre cirurgiões, e pesquisas indicam alguns não são cuidadosos o suficiente para assegurar que os pacientes não sangrem desnecessariamente durante a cirurgia.
James Isbister, um professor da Universidade da faculdade de medicina de Sydney, disse que alguns médicos estavam usando transfusões de sangue com demasiada liberdade porque acreditavam que isso seria benigno. "Se [a transfusão de sangue] não é utilizada de forma adequada, ocorrem mais complicações mais do que outras terapias, porque se está está fazendo basicamente um transplante", disse ele.
"Temos conversado sobre alternativas por transplantes de anos, mas ... um monte de alternativas não devem ser alternativas - parar um sangramento de um paciente não é uma" alternativa "."
Os pacientes do hospital que são Testemunhas de Jeová - que recusam transfusões de sangue por motivos religiosos - na verdade, fazem melhor do que outros pacientes.
Professor Isbister disse Testemunhas de Jeová receberam melhor tratamento por médicos que tentaram preservar seu sangue. Como resultado, eles tiveram taxas de sobrevivência e menor tempo de internação e estadias de terapia intensiva melhores do que as pessoas que receberam transfusões de sangue durante a cirurgia....
As transfusões de sangue causam pressão sobre os pulmões e pode causar lesão pulmonar e falência de órgãos, bem como, potencialmente, ter consequências a longo prazo, embora a razão não seja conhecida.
No domingo, o professor Isbister dirigiu o congresso científico da Sociedade Australiana de Anestesistas sobre o assunto. Ele disse que também é importante para os pacientes consultar seus médicos antes da cirurgia para garantir que eles tinham uma contagem de sangue saudável.
Em 2012-13 os governos vão gastar mais de US $ 1 bilhão em sangue e produtos relacionados, de acordo com a Autoridade Nacional de Sangue.
Seu gerente geral, Leigh McJames, disse que, enquanto transfusões pode ser salva-vidas, a evidência mostrou-se a 20 por cento delas poderiam ser desnecessária em alguns grupos de pacientes.
Fonte:
http://www.smh.com.au/national/health/surgeons-urged-to-avoid-transfusions-20121001-26vgf.html#ixzz2JHK8YmOu
Comentários