Por Que Não Consigo Emagrecer - 4° motivo


4. Você tem um conceito errado sobre se alimentar.

Além do que foi considerado nos motivos  1 a 3, você tem noções falsas a respeito se alimentar.  Por exemplo, achar que certo alimento é bom para a saúde, quando na verdade não é.  
Achar que deve comer quando realmente não precisa. 
Achar que comer é um meio de autogratificação quando na verdade alimentar-se não é nada mais nada menos do que uma atividade fisiológica qualquer como respirar e eliminar resíduos. E talvez você tenha outros conceitos não citados aqui.



O autor deste assunto afirma que tinha muitas dessas falsas noções. 

Como encarar a comida como um símbolo do amor. 
Achar em todas as celebrações temos que comer alguma coisa. 
Pensar que  tinha de comer quando voltava para casa (como recompensa por um longo dia de trabalho). 
Achar que  seria melhor comer muito do que comer pouco (quando, na realidade comer demais é tão prejudicial quanto não comer o suficiente - ambos são igualmente ruins).  
Achar que comer seria uma prova de que me amo (quando deveria ser uma atividade como outra qualquer), entre outras.

Estes pensamentos contribuíram para um padrão alimentar muito ruim e maus hábitos alimentares. Ele diz que, só quando alistou sua falsas noções e as analisou seriamente  e conseguiu quebrar cada uma dessas crenças, finalmente recuperou uma relação normal com a comida.

Como mudar tais conceitos errados?

Como você pode saber se certo pensamento  é uma noção falsa ou não?
Tente descobrir se determinada maneira de pensar o faz comer inconscientemente, mesmo que esteja acima ou abaixo, do seu gasto energético diário. 
Se isto acontecer provavelmente é uma falsa crença. Os alimentos foram projetados com a finalidade de abastecer o nosso corpo. Portanto, em vez de fazer da comida a razão de seu viver, coma para viver e não viva para comer. Pense assim: Os alimentos não podem te amar, não importa o quanto você os ame.

Comentários