Como a Terra é protegida

Você sabia que nós todos os humanos vivemos numa região muito perigosa? O espaço. Imagine-se morando numa cidade que se situa entre fogo cruzado e que existe um vazamento de radiação letal. Esta é a situação de nosso planeta, Terra.


Mesmo assim, estamos protegidos por dois importantíssimos incríveis escudos: Um campo magnético e a Atmosfera.



Campo magnético
É gerado a partir do centro da terra e se estende espaço afora. Desta maneira é formado um escudo invisível chamado magnosfera.



Ele protege o planeta da radiação cósmica e dos perigos vindos do sol: vento solar, erupções solares e CMEs (ejeções de massa coronal). Elas causam auroras que são exibições coloridas de luzes visíveis na atmosfera superior, perto dos pólos magneticos da Terra.


Atmosfera da Terra

Outro escudo que prtege nossa Terra. Uma camada externa chamada ozônio, que pode absorver até 99% da radiação ultravioleta precedente do espaço que protege a nós humanos e muitas outra formas de vida. O que é mais interessante é que a camada de ozônio não é uniforme, mas é proporcional à intensidade da radiação Ultravioleta, portanto, eficiente e versátil.


Um perigo constante é bombardeio diários de milhões de meteoróides de variados tamanhos que vão desde minusculas partículas a blocos de pedra. Mas, ao entrar na atmosfera, amaioria são queimados formando rastro de luz, ou meteoros.

Mas os escudos protetores não bloqueiam a radiação que é importante para a vida, como por exemplo, a luz do sol. Também ajuda a distribuir o calor na Terra, e à noite atua com um cobertor que impede que o calor escape muito rápido.


Estes escudos estão aí por acaso?
Será que uma "natureza" impessoal criaria processos tão maravilhosos?

Você não deveria tirar um pouco do seu tempo mara meditar um pouco na pessoa por detrás da criação?



Comentários

Anônimo disse…
E cara,so pra mostrar que o universo nao foi obra do acaso,um planeta com um equilibrio perfeito afim de manter a vida funcionando,ELE pensou em tudo.