Proteja-se contra crimes cibernéticos


  A Mundialmente conhecida revista "Despertai!", em sua edição de maio publicou um artigo muito interessante sobre ataques feitos por criminosos virtuais. Achei este artigo muito apropriado, em vista do que está rolando nos telejornais e na net o caso da atriz Carolina Diekmann. Na maioria dos casos deste tipo - O que tem sido muito comum - isto ocorre por descuido dos usuários da internet.

O que pode ser feito para se precaver contra este crescente perigo? Veja 8 coisas que podem ser feitas conforme a revista citada acima mostrou:

1:   3 programas devem ser instalados em seu computador:
        (a) ANTIVÍRUS
        (b) ANTI SPYWARE e
        (c) FIREWALL

       Tanto estes programas como o sistema operacional de seu  computador precisam ser atualizados  sempre, visto que novos métodos de invasão são tentados a cada minuto.

2: Antes de clicar num link ou abrir anexos em seus emails  ou mensagens instatâneas - Mesmo de amigos. Se algum email solicitar informações  pessoais e senhas. CUIDADO!!!

3:  Nunca copie nem execute programas que você não conhece a origem.
      Cuidado com arquivos tipo “exe.”  (Clique no link e veja porque.)

4: SENHAS: Crie senhas que tenha que tenham mais de 8 caracteres e inclua letras, números e símbolos. Use senhas diferentes para cada conta e troque-as com freqüência.

5: COMPRAS:  Faça compras ou negócios com empresas confiáveis que utilizem conexões seguras. (As páginas que exibem um cadeado e as que começam com  https:// ( o “s” significa seguro)

6:  Quando precisar usar conexões WI-FI em locais públicos  não divulgue informações confidenciais sobre você e suas contas.

7:  Desligue seu computador ou desconecte da internet quando não estiver usando.

8:  Faça backups regulares de seus dados e guarde as cópias em lugar seguro. Existem vários modos de fazer isto. Veja aquí.

Nota aos principiantes: Alguns termos estão sendo linkados com outros sites que os definem melhor ou tiram dúvidas.  Se gostar desta matéria, envie a um amigo.  

Comentários