Por que não consigo perder peso? Motivo n° 2

Fonte da imagem


2. Você come mais do que deveria


Se você tem excesso de peso (devido ao excesso de gordura e não de músculos), isso significa que você tem consumido (ou costumava) consumir mais calorias do que seu corpo precisa, o que por sua vez levou ao excesso de calorias que está sendo armazenada como depósitos de gordura, sejam nos quadris, coxas, braços, cintura, barriga, ou na face.

Como para resolver isto?

a) Assuma o controle de suas refeições

Muitas vezes, o excesso de alimentação vem porque você  não planeja suas refeições. Você come com base em seus caprichos e fantasias, sem considerar se você precisa comer ou não. Um pouco aqui e um pouco ali, propicia a soma de calorias. Exceder só um pouco das calorias que consome por dia pode não parecer um motivo de preocupação, mas imagine fazer isso todos os dias. Excessos de 500 calorias por dia significam um acúmulo de 3.500 calorias por semana - o equivalente a 1 quilo de gordura por semana, mais de 4 quilos por mês, e 52 quilos por ano!
Comece a assumir o controle do que come. Procure identificar suas necessidades diárias de energia necessárias para  seu corpo (também conhecido como TDEE = gasto energético total diário). Em seguida, crie seu plano personalizado de refeição ideal baseado em seu diário de energia e necessidades nutricionais. Então, siga-o à risca.
O planejamento das refeições permite que você

(1) Seja responsável sobre o que você quer colocar no seu corpo
(2) Ganhe consciência de quanto e o que você deve consumir por dia
(3) Consumir o alimento exato que é ideal para o seu corpo.

Dessa forma, você não comer mais do que deveria ou comer alimentos que não sejam bons  para o seu corpo.

b) Coma com base em sinais internos (e não os sinais externos)


O que significa comer baseado em fatores externos?
Por exemplo, comer

  • Quando você passa perto de  uma barraca / restaurante / quiosque de  alimentação
  • Quando as pessoas lhe perguntam se quer comer.
  • Quando são oferecidos alimentos.
  • Quando é a suposta hora da refeição do dia (08:00, 12:00, 07:00).
  • Quando as pessoas estão comendo.
  • Quando você vê comida.
  • Quando você está em uma festa.
  • Enquanto há comida no seu prato.

Ao contrário de comer com base em sinais internos, é quando:
  •  você sente os sintomas da fome 
  •  quando tem  necessidades calóricas 
  •  quando tem necessidades nutricionais. 
Você deve usar esses três fatores para orientar  seu comportamento alimentar, uma vez que são as mesmas razões pelas quais os humanos começam a comer - para sobreviver e ter um elevado nível de energia para as atividades diárias. Basear sua alimentação nos fatores errados facilmente resulta em comportamentos alimentares que fogem do controle e levam ao excesso de ingestão de alimentos que ajudam no armazenamento de gordura.

c) Aprenda a dizer não com repeito ao comer

Aprenda a dizer não para os outros. Você não tem que comer só porque os outros lhe oferece comida. Coma com base nas  necessidades de seu corpo (ou seja, a refeição diária, planos que você concebeu a partir do passo anterior) e não porque os outros dizem para você. (Leia o terceiro motivo)

Comentários